Wikipedia

Resultados da pesquisa

quinta-feira, 21 de julho de 2011

NOTÍCIAS DA HORA XIII

Ônibus espacial Atlantis pousa na Flórida e conclui missão final!


Aterrissagem marca o fim dos trinta anos do programa dos ônibus espaciais. Veja como foi o pouso.

<span>O pouso final do Atlantis foi tecnicamente perfeito</span> - <strong>Foto: Divulgação/Nasa</strong> <span>Atlantis já no chão: nave vai ficar em exibição no Kennedy Space Center, na Flórida</span> - <strong>Foto: AP</strong> <span>Controladores do voo no Johnson Space Center, em Houston, se abraçam e se despedem no pouso do último voo de um ônibus espacial</span> - <strong>Foto: Reuters</strong> <span>Funcionários da Nasa e seus familiares assistem o pouso do lado de fora do Johnson Space Center, em Houston, no Texas</span> - <strong>Foto: AP</strong> <span>Atlantis pousa antes do nascer do sol do dia 21 de junho, na Flórida</span> - <strong>Foto: AP</strong> <span>Pela janela do Atlantis, tripulação vê Estação espacial Internacional pela última vez antes de ônibus espacial retornar para a Terra</span> - <strong>Foto: Nasa</strong> <span>Últimas operações: Sandra Magnus e Christopher Ferguson em simulação dias antes de saírem para a missão final do Atlantis</span> - <strong>Foto: AP Photo/Pat Sullivan</strong> <span>Atlantis se desprende da ISS e conclui manobra para voltar para Terra</span> - <strong>Foto: Reuters</strong> <span>Tripulantes se despendem antes da Atlantis se desacoplar da Estação Espacial Internacional</span> - <strong>Foto: Reuters</strong> <span>Imagem mostra Atlantis acoplado à ISS e ao fundo, as luzes coloridas da aurora austral</span> - <strong>Foto: Nasa</strong> <span>A astronauta Sandra Magnus flutua entre as pilhas de suprimentos levadas pelo Atlantis à ISS</span> - <strong>Foto: NASA</strong> <span>Ron Garan transporta bomba de amônia, preso pelo braço robótico, durante caminhada espacial</span> - <strong>Foto: Nasa</strong> <span>Atlantis chega à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês)</span> - <strong>Foto: AP </strong> <span>Imagem da NASA mostra manobra da Atlantis ao se aproximar da Estação Espacial Internacional (10/7)</span> - <strong>Foto: AP</strong> <span>Multidão: estima-se que 45 mil pessoas acompanharam o lançamento do Atlantis no Centro Espacial Kennedy, na Flórida</span> - <strong>Foto: AP</strong> <span>Ônibus espacial decolou para missão final nesta sexta-feira</span> - <strong>Foto: AP</strong> <span>Espectadores observam o lançamento do Atlantis em Titusville, na Flórida</span> - <strong>Foto: AP</strong> <span>Emoção marca o lançamento do Atlantis, na Flórida</span> - <strong>Foto: AP</strong> <span>Desde a noite de quinta-feira (7), espectadores buscavam os melhores lugares</span> - <strong>Foto: Reuters</strong> <span>Rastro de  fumaça marca o céu após o lançamento do Atlantis</span> - <strong>Foto: Nasa</strong> O ônibus espacial Atlantis completou hoje (21) sua missão de 13 dias no espaço, encerrando os trinta anos do programa americano de ônibus espaciais. A tripulação de quatro astronautas aterrissou às 6h57 (horário de Brasília) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, antes do nascer do sol.
A missão - conhecida STS-135 – teve como finalidade transportar provisões para um ano inteiro à Estação Espacial Internacional, cuja utilização foi prolongada no ano passado até 2020."Após servir o mundo por mais de 30 anos, o ônibus espacial ganhou seu lugar na história, e chegou a sua para final. Eles mudaram o maneira como vimos nosso mundo e o universo," disse, emocionado, o comandante Chris Ferguson, em sua mensagem final, ainda de dentro da nave. "Obrigada, Columbia, Challenger, Discovery, Endeavour e a nossa Atlantis. Obrigada por nos proteger e trazer um fim tão adequado". Funcionários da Nasa e amigos e familiares dos astronautas os receberam com festa após o pouso, que foi tecnicamente perfeito.

Eu solo, os quatro astronautas fizeram um rápido pronunciamento. “Voar no espaço é realmente um sonho e é muito importante com quem você voa”, agradeceu à tripulação o comandante Christopher Ferguson. Ele disse também que todos estavam honrados em participar desta missão. “Não apenas os astronautas, mas também o centro de controle e todas as pessoas que acompanharam esta missão podem se sentir honrados”, disse .
A aterrissagem marca o fim de uma era. Com a aposentadoria dos ônibus espaciais, a Rússia se tornou o único país a do mundo capaz de transportar astronautas ao espaço. A estimativa é que a Nasa leve mais cinco anos para desenvolver novos veículos tripulados. Enquanto isso, cada viagem nas cápsulas terá custo de 50 milhões de dólares por viagem (78 milhões de reais). Na sala de controle da missão, em Houston, Texas, técnicos da Nasa se mostravam visivelmente emocionados. Milhares de curiosos acompanharam pouso ao lado da pista de aterrissagem do Kennedy Space Center. Veja o pouso no vídeo abaixo (em inglês):

 













Caso não consiga ver o vídeo, clique: Atlantis pousa na Flórida e conclui missão final.
Mais de duas mil pessoas serão demitidas da agência espacial americana na sexta-feira (22), já que o transporte de astronautas e carga até a Estação Espacial Internacional não está mais nos planos da Nasa. Ele vai ficar a encargo de companhias privadas e de países parceiros do programa espacial, como Rússia, Japão e União Europeia. O foco dos Estados Unidos agora é construir grandes foguetes para enviar astronautas a um asteroide, e eventualmente até Marte.

Trinta anos
O programa de ônibus espaciais começou em 1981 com o lançamento do Columbia, seguido pelo Challenger (1983), Discovery (1984), Atlantis (1985) e Endeavour (1992), que se transformaram na bandeira da prospecção espacial dos Estados Unidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário